Pular para o conteúdo

WordPress Módulo 2 – Parte 1: Configurações e Requisitos para instalar seu WP

1.0 – Observações iniciais sobre as configurações

Seja em uma instalação local, seja em uma instalação web, há algumas configurações mínimas necessárias para isto. Recomendo sempre que possível, que você adquira um serviço de hospedagem para seus estudos e práticas.

Esta indicação dá-se ao trabalho necessário para se deixar um servidor local (em geral um simulador) rodando de forma correta e compatível com servidores online. Se esta incompatibilidade for grande, você pode ter algumas dores de cabeça nos ajustes finais de seu projeto ou de seu cliente.

Está gostando do conteúdo? Considere apoiar com nosso PIX

1.1 – Configurações e requisitos do WP

Aqui estamos abordando as configurações mínimas que seu computador local precisa ter para melhor experiência, porém ela também é aplicada quando pensamos em serviços de web hospedagem.

Tenha atenção caso esteja contratando este serviço digital, para não ter uma surpresa desagradável posteriormente com um serviço desatualizado ou precário.

Segundo o site do WordPress (WP), para instalação da plataforma básica (o arquivo original e “cru) que você baixa no site oficial (https://br.wordpress.org) você precisa ter (local ou web) a versão 7.4 do PHP (ou superior), e um banco de dados MySql versão 5.6 ou MariaDB 10.1

Estas recomendações são extraídas do site até 14/12/2020, é recomendado verificar se algo foi modificado quando você estiver fazendo seu download.

1.1.1 – Atenção ao contratar

Há muitas empresas de Web Hospedagem que são por vezes baratas, porém é necessário saber se os benefícios valem os custos.

Você não precisa de um serviço dedicado (VPS), cloud ou outros, hospedagem com sistemas compartilhados dão contado do recado, quando falamos da grande maioria dos projetos desenvolvidos em WordPress (WP).

Por fim e não menos importante, não contrate serviço de Web Hospedagem em plataforma Windows, já que sua hospedagem PHP e Mysql serão simuladas com o Apache em algum programa para compatibilidade com o windows, o que pode te oferecer muita dor de cabeça e lentidão a médio e longo prazo.

1.2 – Além das recomendações oficiais do WP

Fora a recomendação oficial do site do projeto WP as configurações necessárias de um servidor local ou web para instalar o seu WordPress são:
1) Espaço em disco: 57,5 MB (arquivo da estrutura inicial descompactado);
2) Banco de dados com 1 GB;
3) Licenças HTTPs (SSL – Cadeado verde) para seu domínio.

Há um porém, o projeto WordPress naturalmente é uma estrutura para blog e notícias, quando você faz toda sua instalação, ele já vem com um Tema Básico pré instalado e páginas modelo.

Um visual diferenciado ou funções e efeitos “especiais”, você precisará pesquisar na “loja” da plataforma ou em sites externos. Atenção a esta ação, há muitos temas e plugins pagos (PRO ou PREMIUM)…

Estes pagos, podem até te oferecer um “gostinho” do básico da ferramenta, mas o melhor, diferenciado e personalizado, só pagando, o que pode ser frustrante.

1.2.1 – Requisitos mínimos de um serviço de Web Hospedagem

Por fim, estas adições, irão somar “peso” ou espaço de disco/processamento para que funcionem. Logo o recomendado é que você busque por um serviço de Web Hospedagem que te ofereça a opção de expansão e com requisitos mínimos de:

1) SSL Gratuito:
Que é o suficiente para grande maioria de projetos web;
2) 2 GB de disco:
Este é o espaço mínimo para instalar sua estrutura, adição de conteúdos e páginas, mais compartilhamento com seus e-mails;
3) Gerenciador de Banco de Dados e FTP:
Para facilitar configurações e backups de forma simples

1.2.2 – Importante lembrar sobre servidores de Web Hospedagem

Tudo que você envia para seu servidor vai ocupar espaço e contar como NODE utilizado, os NODEs são todos os arquivos seja com 1 kb ou 1 mb que estão dentro de todas as pastas de seu site.

Há média de NODEs permitidos em servidores é de 150.000 (arquivos), cuidado para que você ou um plugin, tema ou programação fique gerando arquivos pequenos, pois mesmo que não houvesse limitação de armazenamento, haveria o de NODEs.

Desta forma, “ignorando” para fins ilustrativos o espaço em disco, se seu site possuir 150.000 arquivos de 1kb, ou 150.000 de 1 MB, o limite seria o mesmo.

Os NODEs podem gerar lentidão, travamento ou corromper a lógica de leitura de um HD, podendo criar fragmentos, imagina o tempo que seria necessário para encontrar um arquivo lá pelo meio dos 50.000.

Tendo em mente isto, esta pode ser a diferença entre uma navegação fluída, ou travada de um site, indiferente da velocidade de internet do visitante.

2.0 – Notas finais e recomendações para melhor experiência com seu WP

O projeto do WordPress: com o passar do tempo, ele começou a ganhar funções e ferramentas graças a uma comunidade mundial, que foi além de um Tema (layout) com formatos diferentes para nichos de conteúdo, como também a plugins que enobrecem a experiência visual do visitante.

2.1 – Vantagens e desvantagens de Temas e Plugins gratuitos

Tema e plugins podem ser baixados diretamente na “loja” da própria plataforma do WP, nem sempre é só baixar e ativar que tudo está certo, alguns ajustes podem ser necessários.

O dono do site ou seus colaboradores, precisam fazer certos ajustes e configurações para que o TEMA ou Plugin funcionem bem e estejam personalizados.

Muitos TEMAS podem vir com uma estrutura pronta, ou com um “configurador” passo á passo, para gerar uma estrutura personalizada, porém alguns você precisará dedicar algumas horas para chegar ao resultado esperado.

Este TEMAS podem vir acompanhados ou requisitando a instalação de certo plugins para efeitos e layouts interessantes. Porém cuidado, caso no futuro deseje mudar o visual do seu projeto, você pode esbarrar incompatibilidades ao usar um outro TEMA em relação aos seu plugins.

Plugins irão oferecer funções, efeitos e interações muito legais, para melhorar a experiência de seus visitantes, porém verifique a classificação deles e se é compatível com sua versão do WordPress.

Alguns plugins podem oferecer parcialmente sua funcionalidades, visto que outras ou informações mais relevantes de uso interno podem só estar disponíveis ao assinar ou comprar a versão paga.

2.2 – Vantagens e desvantagens de Temas e Plugins pagos

Como já abordado mais acima sobre o plugins, há os 100% gratuítos, mas há os parcialmente gratuitos, os por tempo limitado e os que são 100% pagos.

Mas isto não é um “luxo” apenas para os plugins, os temas também podem ser divididos nos tipos acima tidaos. Quando se faz necessário a configuração diferenciada de detalhes de um tema, ou para certas ações, caímos nos temas e plugins pagos (PRO ou PREMIUM).

A vantagem destes plugins é que eles te dão a garantia de 1 ano (aproximadamente) de suporte e atualizações para compatibilidade das atualizações do WordPress, por vezes ao termino da sua licença, em geral você não o perde, mas pode ser limitado e ter algum problema de compatibilidade no futuro.

2.3 – Notas finais

Mais adiante iremos abordar com melhores detalhes sobre TEMAS e PLUGINS, então acompanhe por aqui ou em nossas redes sociais, todo o conteúdo novo disponilizado sobre:

WordPress – Curso Passo à Passo

Se seu servidor local ou web não for compatível com as recomendações oficiais, no próprio site você consegue pegar versões antigas do WP.

O WordPress ainda irá funcionar se você está em um ambiente antigo, onde tem apenas disponível versões antigas do PHP ou do MySQL, porém essas versões estão depreciadas e podem expor o seu site a vulnerabilidades de segurança.

Além disto temas e plugins que funcionem com sua versão antiga podem funcionar parcialmente ou não funcionar para seu Web Projeto, o que pode te dar trabalho em localizado estas versões anteriores ou limitar muito suas possibilidades.

As versões anteriores para download pode ser encontradas nesta página também oficial.

2.3.1 – É bom evitar:

a) Para ter o melhor desempenho de seu projeto web, procure evitar contratar servidores que usem a versão emulada (simulada) do PHP e seus dependentes dentro de servidores Windows.

b) Um sistema simulado pode ter conflitos e lentidão na execução de plugins e outras aplicações. Busque contratar um servidor baseado em Linux.

IMPORTANTE: O tipo de servidor onde seu serviço de hospedagem está instalado não determina ou limita o acesso de seu cliente, indiferente se ele utiliza um Computador, Notebook, Tablet ou SmartPhone com este ou aquele sistema Operacional ou marca.

2.3.2 – Recomendações para segurança

a) Procure por um serviço de hospedagem que seja simples e prático o backup de seus dados.

b) Sempre que possível (pelo menos 1 vez no mês) fazer uma cópia tanto do Banco de dados como da base (estrutura) do seu site, mantendo cópias regulares, tanto atual como versões anteriores.

Este tipo de ação pode auxiliar na segurança de seu site e de conteúdo em caso de invasões e ataques que sue site possa receber. Não importa se seu site é um E-commerce ou para ajudar um projeto de caridade, sempre haverá alguém que deseja atacar, por isto é sempre preferível se prevenir.

c) Mantenha-se atendo as configurações de seu servidor, para não acabar por travar seu site ou seu e-mail durante a utilização do site e suas atualizações.

d) Procure dispor fotos de no máximo 1920x1080px e sempre que possível no formato de .jpg, em geral ao gerar arquivos de imagem neste padrão eles não ultrapassam mais de 900Kb se quiser solicite um tutorial de como reduzir o tamanho das imagens de forma simples.

e) Arquivos muito pesados, podem tornar seu projeto web lento para ser carregado e até inacessível para certas configurações de acesso a internet e serviços de conexão móvel ( 3G, 4G, 5G, etc).

Este problema o que pode aumentar o abandono do site e um grande percentual de rejeição do site, o que pode te prejudicar tanto na busca orgânica (SEO) como na paga (Ex. Adwords, Bing Ads, etc).

f) desde 2019 sites sem certificado SSL são escondidos ou excluídos de sites de busca.

g) não hospede arquivos para download ou vídeos diretamente no seu servidor do site, há diversas opções gratuitas para esta finalidade, o que além de proteger seu site, também economiza recursos de disco e outros do servidor.

Não perca o próximo conteúdo onde abordarei mais informações importantes sobre este tema. Acompanhe através do link a seguir ou em nossas redes sociais, todo o conteúdo novo disponilizado sobre WP:

WordPress – Curso Passo à Passo

Importante informar.

Se precisar de algo mais robusto, rápido ou mas profissional para seu WordPress contrate uma empresa ou profissional experiente para oferecer suporte para possíveis erros ou personalizações específicas para seus objetivos. 

Conheça os Serviços Digitais da Jasa Produções que atendem desde soluções em Web Hospedagem a instalação e personalização em WP com atendimento personalizado, acesse www.jasa.com.br

Em caso de dúvidas envie seus comentários e dúvidas, em nosso site, nos comentários de nossos vídeos ou em uma de nossas redes sociais. Se nós não pudermos ajudar, com certeza alguém de nossa comunidade digital irá.

Estando ao nosso alcance, sua dúvida ou sugestão, teremos o prazer em ajudar e orientar. Quem sabe até não vire tópico para um material mais detalhado.

Aproveite e não perca nenhuma novidade, assine, siga, comente e compartilhe em:
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCc90LiUA2_BCzJk2Nn3P9cg
Twitter:
https://twitter.com/canaldtjasa
Fan Page
https://www.facebook.com/dicasetutoriaisjasa