Quando pensamos em projetos Web, temos 3 pilares a serem pensados com atenção e carinho:
1) Como será o projeto, sua estrutura e funções;
2) Qual o local em que este projeto será hospedado, bem como recursos de servidor, backup, etc;
3) Qual será o nome utilizado no endereço web (domínio), que seja fácil de lembrar e relativo a marca, pessoa ou empresa;
Com o CMS do WP (WordPress), basicamente podemos utiliza-lo como um blog, pensando neste formato ele pode ser a estrutura principal, para Escritores, Jornalistas…
Outros tipos de utilização neste formato de blog podem ser utilizados por pessoas ou grupo de pessoas em atividades como divulgadores, conteúdos sobre curiosidades, para dicas, tutoriais ou até mesmo estudo, estas são algumas das possibilidades.
Nesta primeira visão, geralmente o domínio (endereço web) será o endereço principal (Ex.: www.nomedoprojeto.com.br)
Alguns ainda podem nem se ligar muito em ter um nome personalizado e utilizar um sub domínio para seu projeto (Ex.: www.nomedoprojeto.nomedaempresadehospedagem.com.br).
Índice
1.0 – Decidindo o tipo de aplicação do WP em nosso projeto
Além do formato blog, com os temas e plugins o WP (WordPress), hoje este CMS permite uma elaboração e manutenção simplificada para web projetos como o de sites indo do institucional a lojas virtuais (E-commerce).
A aplicação deste CMS (WP) pode ser como fonte principal, secundária ou complementar, o que implicará em um endereço web (domínio) diferenciado para acessar este conteúdo e aplicação.
Desta forma, podemos pensar em 3 tipos de disposição do acesso ao conteúdo de seu WordPress (WP), cada um pode ser utilizado separadamente ou em conjunto, sempre é claro dependendo do porte de seu projeto final.
Sim é possível se ter mais de uma instalação do WP em um mesmo serviço de Hospedagem Web (geralmente para serviços pagos/profissionais).
Nas próximas linhas irei definir de forma mais simples os formatos (opções) de uso do seu WP para os 3 principais tipos (Domínio principal, sub link ou sub domínio) de endereço web (domínio) com alguns exemplos.
Na prática a diferença só está no local onde ficará o conteúdo estrutural (arquivos) do WordPress, quando pensamos e múltiplas utilizações, ou utilização complementar ao seu projeto Web.
2.0 – Definindo o tipo de endereço web (Domínio, sub-link ou subdomínio)
A diferença entre o sucesso e o fracasso de seu projeto web está diretamente ligado a facilidade de seu endereço web (domínio), o tamanho dele no momento da digitação como a facilidade da escrita fazem a diferença.
Desta forma, nomes complexos de se pronunciar ou muito extensos, podem ser seus inimigos, se você não for trabalhar com um público muito nichado (restrito), caso contrário você já estará eliminando potenciais visitantes.
Com isto em mente vamos definir melhor os 3 tipos…
2.1 – Endereço Web personalizado uso principal
O endereço principal é aquele que você digital em seu navegador composto www. mais o nome do site mais a terminação do tipo de domínio.
Exemplo: www.jasa.com.br onde jasa é o endereço principal que leva a página raíz de seu projeto, neste caso o site de nosso parceiro de Serviços Digitais a Jasa Produções.
Outro exemplo: www.convidar.net onde convidar é a marca do portal de anúncios e .net a terminação do domínio
Repare que ambos são nomes curtos relacionados a uma marca de uma empresa, são endereços principais que neste caso possuem como plataforma de CMS um sistema personalizado as necessidades de ambas as empresas.
Ou seja, não usam o WordPress como plataforma principal para seu institucional ou portal. Mas se desejar ver um exemplo de site construído em WordPress basta acessar https://alexandrejazara.com.br
2.1.1 – Onde registrar domínios
Este tipo de endereço personalizado está a disposição de todos mediante ao pagamento anual do registro do domínio, sendo o orgão oficial do Brasil responsável por domínios nacionais (endereço web) com a terminação .br
O site oficial de registro é o www.registro.br , recomendo que se for para fazer um domínio nacional que utilize diretamente com eles pois não há valores adicionais como os praticados por empresas terceirizadas de registro.
FATO:
Não faz a menor diferença técnica se seu domínio é nacional ou internacional, se a pessoa digitar ou clicar em algum lugar (ex. rede social) o site irá carregar normalmente.
A diferença é mais por costume de seu público, um público brasileiro, está acostumado a associar a terminação .com.br, um público dos EUA com a terminação .com e um público da espanha .es, etc…
2.1.2 – Breve observação
Você também poderá utilizar um endereço personalizado para apontar diretamente para um sub dominio, quando este projeto necessitar desta ação (dou um exemplo mais adiante).
O endereço personalizado é um tipo de “atalho” para que o visitante que encontre ou conheça seu endereço web, possa chegar fácil ao seu site (estrutura visual).
Imagine se a pessoa precisa-se digitar o número de ip do seu servidor, depois o caminho da pasta onde está o arquivo index de seu site… seria algo gigante, nada fácil ou atrativo e com muitas desistências.
Na parte lógica de servidores, este tipo de endereço web está ligado (apontado) diretamente para a pasta raíz de seu servidor onde a estrutura de seu site WordPress ou não foi construída.
2.1.3 – O que isto interfere ao usar o WP?
Basicamente isto diz mais respeito ao local em seu servidor onde você irá enviar seus arquivos do WordPress, ou estrutura de seu site em outros tipos de programação.
Pensando no WordPress, toda sua estrutura e base de arquivos serão colocados na pasta raíz pública de seu servidor web.
Se pensarmos em um servidor baseado em Linux (a grande maioria são), o local padrão da pasta pública principal chama-se “public_html”. Empresas como a LocaWeb e UolHost geralmente usam uma pasta diferente com o nome de “web”.
Esta pasta pública, significa que será acessível a todos via IP ou Endereço personalizado, porém em geral, somente com a permissão de leitura, ou seja para ver os arquivos, que em geral são geridos pelo arquivo index.html, .php, etc…
O navegador de internet (seu barco), através do link ou endereço web, vai procurar este arquivo e fazer a leitura, desta forma cada linha de código e comando escrita em seus arquivos será traduzida em um visual do site (layout).
3.0 – Utilizando um sub domínio
O sub domínio é uma das formas mais amigáveis para muitas situações, geralmente utilizado para acessar a blogs, lojas virtuais e outros formatos de conteúdo, dentro de um mesmo endereço web.
Também é classicamente utilizado por sites e portais que oferecem algum tipo de afiliação, ou serviço gratuito como o de criação de sites, blogs, lojas virtuais e etc.
De uso direto relacionado a marca, podemos usar como exemplo nosso parceiro o Convidar.Net, que em seu portal de divulgação digital utiliza sub domínios para exibir conteúdos distintos.
3.1 – Exemplo e diferença entre principal e sub domínio
Endereço principal: https://convidar.net (página inicial do portal)
Sub domínios:
– Divulgação de classificados gratuitos: https://classificados.convidar.net
– Hot Sites gratuitos: https://hotsite.convidar.net
– Cartão Digital (Perfil) gratuito: https://perfis.convidar.net
– Login ou cadastro gratuito para plataforma: https://painel.convidar.net
Se você reparar bem, neste momento, nós estamos utilizando um subdomínio para estrutura de nosso blog/site, onde estamos disponibilizando este conteúdo. Veja dicasetutoriais. jasa. com.br.
Usar o sub domínio de um terceiro (nosso caso da jasa), acaba por promover a marca da empresa, o que pode ser interessante até certo ponto, de acordo com sua parceria com a empresa vinculada.
Mas devemos ressaltar, este tipo de endereço nem sempre é bem visto para alguns tipos de negócios e projetos web, já que mostra ser algo gratuito e que pode passar uma imagem negativa, sempre avalie cada situação.
O subdomino não precisa ter o mesmo nome da pasta, esta pode ter um nome longo, mas o link do sudbominio precisa ser o mais curto e simples seja possível.
Exemplo, digamos que você crie uma pasta chamada meu-blog-de-pesquisas, porém colocar meu-blog-de-pesquisas.nomedomeusite.com.br irá deixar seu endereço web muito longo o que pode ser algo ruim em diversas situações como a divulgação em uma rede social.
Assim sendo, você pode considerar algo mais curto para fácil memorização como pesquisas.nomedomeusite.com.br que será direcionamento levar diretamente a esta pasta.
3.2 – Em que isto interfere em meu WP
Basicamente um sub domínio gera uma nova pasta do diretório raíz ou dentro do diretório público com o nome do subdominio, por exemplo, uma pasta com o nome do dicaseturoriais.jasa.com.br poderia ser gerado no servidor.
O nome da pasta gerada, na grande maioria dos serviços de hospedagem web, podem ser escolhidos, ao seu gosto e melhor organização, muitas vezes até o local deles pode ser selecionado.
Sendo assim, trocando em miúdos, nossa pasta poderia ter o nome de projeto1, det, etc, já o endereço para abrir esta pasta continuaria como dicasetutoriais.jasa.com.br
Já na prática, você precisaria via FTP ou Gerenciador de Arquivos do servidor, entrar nesta pasta e enviar a estrutura do seu site ou WordPress.
4.0 – Sub link ou sub página?
Agora por fim, mas não menos importante, existem projetos web que irão enfrentar algumas dificuldades técnicas para geração de um sub dominio.
Também haverá situações que uma plataforma como o CMS do WP, não pode ser um sub dominio, ela precisa parecer-se com o layout do projeto principal.
Em ambas as situações você irá gerar um sub link que dará a impressão ao visitante do site que trata-se de uma sub página, ou seja continuação do site original e não outra ferramenta / plataforma.
Visualmente para que estiver navegando em seu site ele se parecera com uma sub página, ou seja, as palavras que vem depois do / do seu endereço web.
Exemplo:
Endereços Web que abre página principal do site: https://convidar.net
Sub página ou sub link que carrega o blog: https://convidar.net/blog
Neste exemplo acima você pode notar que o que vem depois da / (barra) seria como uma outra página do site, ou sub página (quem-somos, contato, etc), porém neste caso é o blog que neste caso é a ferramenta do WordPress.
Para seu visitante SE o visual foi igual ao restante do site, ele pode nem notar que mudou de plataforma que estrutura o visual do site.
Desta forma basta colocar em todas as páginas de de seu projeto o link do blog e no blog o link para demais páginas.
4.1 – Qual a estrutura necessária para se ter o sub link usando o WP
Tanto para o WordPress como para outros projetos de programação com estruturas diferentes, para que se tenha um sub link “individualizado” basta que você adicione dentro de sua pasta pública da estrutura do site a nova pasta.
Ao adicionar esta patas com um arquivo index. (html, php, etc), o navegador de internet com interação com seu servidor, entenderá que o conteúdo do index desta página pode ser impresso em sua tela.
Sendo assim você pode por exemplo usar o WordPress com um blog para por exemplo complementar o conteúdo do seu site, seja como um canal de notícias, novidades, informações e etc.
Na prática você irá criar uma pasta com o nome de blog (ou noticias ou novidades, etc) e dentro dela irá enviar a estrutura do WordPress descompactada ou zipada, para fazer o processo de instalação.
Depois disto basta colocar www.nomedosite.com.br/nomedapasta e assim terá um link amigável com o carregamento imediato do conteúdo disponibilizado ou a tela de instalação do WP, caso ainda não tenha feito esta estapa.
Atenção, não é necessário se colocar o nome index.html (php, etc) para carregar a página principal dos conteúdos, como se fazia a alguns anos atrás, hoje os navegadores e servidores já fazem esta interpretação e busca deste arquivo como padrão.
Assim você também fará, se desejar utilizar o WP com instalações separadas para criação de loja virtual e outras aplicações.
A utilização de uma pasta para gerar o sub link tecnicamente não irá gerar (em servidores com este recurso como os gerenciados pelos cPanel) a contagem de visitas individualizada desta página.
Em muitos servidores web os sub dominios que geralmente são tratados como outro site para calculo de visitas e estatísticas, assim como o Google Analytics e Google Tools tratam estes endereços, caso você faça esta configuração.
5.0 – Considerações importantes sobre seu endereço web, sub domínios e links
Para encerrar a diferença entre os 3 tipos aqui apresentados¸ o subdomínio é a segunda forma mais amigável, quando se tratar de plataformas de interação diferente a de conteúdo, como no caso de lojas virtuais.
Considere também, quando seu “sub-projeto” ganhar suas próprias asas (visitas e interações), pense em colocar ele em um serviço de hospedagem própria.
Agindo desta forma você evita problemas de lentidão, travamentos e outros as demais páginas e ferramentas de seu site misto (institucional, loja, blog, etc).
Grande empresas que possuem loja virtual tem um site institucional separado do sistema de loja, já que são dois fluxos de acessos bem distintos.
5.1 Escolha o que melhor entre Domínio, sub-link ou subdomínio
Agora a escolha de como utilizar e aplicar o WordPress em seu projeto solo ou misto deve ter ficado mais simples para você, basta analisar o que tem disponível no momento e como será o seu projeto.
Se você já tem um site e deseja agregar o WordPress para funcionar como um novo projeto como sistema de notícias, blog, ead, loja virtual ou outro você já sabe como prosseguir.
Não perca o próximo conteúdo onde abordarei mais informações importantes sobre este tema. Acompanhe através do link a seguir ou em nossas redes sociais, todo o conteúdo novo disponilizado sobre WP:
WordPress – Curso Passo à Passo
Importante informar.
Se precisar de algo mais robusto, rápido ou mas profissional para seu WordPress contrate uma empresa ou profissional experiente para oferecer suporte para possíveis erros ou personalizações específicas para seus objetivos.
Conheça os Serviços Digitais da Jasa Produções que atendem desde soluções em Web Hospedagem a instalação e personalização em WP com atendimento personalizado, acesse www.jasa.com.br
Em caso de dúvidas envie seus comentários e dúvidas, em nosso site, nos comentários de nossos vídeos ou em uma de nossas redes sociais. Se nós não pudermos ajudar, com certeza alguém de nossa comunidade digital irá.
Estando ao nosso alcance, sua dúvida ou sugestão, teremos o prazer em ajudar e orientar. Quem sabe até não vire tópico para um material mais detalhado.
Aproveite e não perca nenhuma novidade, assine, siga, comente e compartilhe em:
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCc90LiUA2_BCzJk2Nn3P9cg
Twitter:
https://twitter.com/canaldtjasa
Fan Page
https://www.facebook.com/dicasetutoriaisjasa